Início Mediateca Publicações Produção e Consumo

Produção e Consumo

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
De janeiro a agosto 2022 verificou-se um crescimento da emissão de energia de 2,2% comparativamente a igual período do ano transato.​

 
Neste período a emissão de energia geotérmica teve um decréscimo de 13,6% em comparação com igual período do ano anterior, representando 21,2% da emissão total da EDA, 34,3% da ilha de São Miguel e 9,7% da ilha Terceira. O decréscimo verificado na emissão de energia geotérmica, deve-se à indisponibilidade da Central Geotérmica do Pico Vermelho por avaria no alternador, assim como à indisponibilidade de um grupo gerador da Central Geotérmica da Ribeira Grande, em janeiro passado, e até março, à intervenção num dos poços de produção da Central Geotérmica do Pico Alto.

 
No período em análise, verificou-se um crescimento de 6,0% de emissão de energia hídrica e um decréscimo de 22,7% de emissão de energia eólica, face ao período homólogo. Estes dois tipos de energia passam a representar, neste período, 12,0% da emissão total. O acentuado decréscimo verificado na energia eólica, justifica-se pela menor disponibilidade de recurso.

 
No período em análise, a emissão de energia elétrica na área de influência da EDA, ascendeu aos 544.101 MWh, sendo 21,2% geotérmica, 4,5% hídrica, 7,5% eólica, 0,4% solar, 1,3% RSU, 0,1% biogás e 65,1% de origem térmica, da qual, 57,6% foi obtida de emissão a fuel e 7,4% de emissão a gasóleo.

 
O consumo de energia elétrica atingiu os 508.522 MWh, traduzindo um aumento de 1,8% em comparação com o ano transato. Relativamente a este valor de consumo, 37,5% correspondem a consumos em Média Tensão e 62,5% a consumos em Baixa Tensão.

 
Do consumo total destaca-se o peso de comércio e serviços (incluindo serviços públicos) com 43,7%, os usos domésticos que representam 36,4% e os usos industriais com 17,2%.

Relativamente ao nível de perdas total da EDA, o valor apurado foi de 8,7%. No contexto dos centros produtores, o nível de perdas foi de 3,5%, enquanto que nas redes este atingiu os 6,5%.

(*) As acentuadas variações verificadas nos consumos de energia elétrica, nos meses de maio e junho de 2022, resultam do facto de, na recuperação de dados feita após o ciberataque a que a EDA esteve sujeita, não ter sido possível respeitar integralmente o período real em que se realizaram os consumos.​

​​      Pode descarregar informação histórica em formato Excel: POEE

​​​


POEE agosto_2022
POEE julho_2022
​​
Send Us Feedback 
Livro de Reclamações
On-line

Permite aos consumidores apresentar reclamações e submeter pedidos de informação.

www.livroreclamacoes.pt
Fale connosco 
Fale connosco

Tem alguma dúvida? Contate o Call Center.
Ligue para 800 20 25 25 ou
envie email para comercial@eda.pt

​​ Pedidos e Sugestões 
Pedidos e Sugestões

Obtenha uma informação, formule um pedido ou envie uma sugestão.

Preencha o formulário
​​ Trabalhe connosco 
Trabalhe connosco

Conheça as nossas vagas e candidate-se a trabalhar connosco.

Clique Aqui
​​
Visitas de Estudo 
Visitas de Estudo

Pretende conhecer os nossos centros produtores?

Agende a sua visita