Regulamento da Qualidade de Serviço

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
 

 ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

 
 

 Relatórios da Qualidade de Serviço

 

15-05-2017

RQS 2016

Relatório Anual da Qualidade de Serviço 2016

13-05-2016

RQS 2015

Relatório Anual da Qualidade de Serviço 2015

15-05-2015

RQS 2014

Relatório Anual da Qualidade de Serviço 2014

 

 Dever de informação dos comercializadores e comercializadores de último recurso

 

Em conformidade com o Artigo 30º do RQS, compete à entidade concessionária do transporte e distribuição da RAA a disponibilização da seguinte informação:
  1. Segurança na utilização de energia elétrica;
  2. Atuação em caso de avaria ou interrupção do fornecimento de energia elétrica; 
  3. Ligações às redes;
  4. Indicadores de qualidade de serviço, padrões e compensações por incumprimento
  5. Leitura de equipamentos de medição;
  6. Clientes com necessidades especiais e clientes prioritários;
  7. Apresentação de reclamações, tratamento e prazos de resposta; 
  8. Procedimentos associados à resolução de conflitos;
  9. Contratos de fornecimento de energia elétrica;
  10. Serviços disponíveis;
  11. Preços
  12. Periodicidade de faturação;
  13. Meios de pagamento disponíveis;
  14. Métodos de estimativa de consumo utilizados para faturação;
  15. Compensação do fator de potência;
  16. Factos imputáveis aos clientes que podem justificar a interrupção do fornecimento ou a cessação do contrato de fornecimento e encargos associados à reposição do serviço
  17. Utilização eficiente da energia elétrica; 
  18. Códigos de conduta, nos termos do RRC.
     ​
 

 Planos de Monitorização

 

19-10-2016

2016/2017

27-02-2015

2014/2015

 

 Eventos Excecionais

 

 ​PROCEDIMENTO N.º 5 (ERSE - Regulamento da Qualidade de Serviço)


CLASSIFICAÇÃO DE EVENTOS EXCECIONAIS
  
 
1. OBJETO E ÂMBITO
 
 
 Este procedimento estabelece as normas complementares ao Artigo 8.º do RQS relativas à classificação dos eventos excecionais e aplica-se aos operadores das redes, aos comercializadores e aos comercializadores de último recurso.

2. EVENTOS EXCECIONAIS NO ÂMBITO DA CONTINUIDADE DE SERVIÇO E DA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA

 
No âmbito da continuidade de serviço e da qualidade da energia elétrica, apenas se consideram eventos excecionais, para efeitos de exclusão da comparação dos indicadores com os padrões de continuidade de serviço, as ocorrências que sejam classificadas como tal pela ERSE.
Poderão ser classificados como eventos excecionais as ocorrências que, tendo origem em factos não imputáveis aos operadores das redes, sejam, simultaneamente, incidentes de grande impacto.
 
Em situações devidamente justificadas, as entidades a quem este procedimento se aplica podem solicitar à ERSE a classificação como eventos excecionais de outras ocorrências que não reúnam as condições para ser classificados como incidentes de grande impacto mas que tenham origem em factos que não lhes sejam imputáveis.

Os factos não imputáveis aos operadores das redes são os que possam ser classificados como provocando interrupções acidentais, quando estas sejam devidas a razões de segurança, a casos fortuitos ou a casos de força maior.
 
A classificação como evento excecional é da exclusiva responsabilidade da ERSE, após parecer da DGEG e dos serviços territorialmente competentes por matérias de natureza técnica no domínio da energia elétrica, caso o incidente ocorra em Portugal continental, da DREn, quando ocorrido na RAA e da DRCIE, quando ocorrido na RAM.
  
Uma vez aprovado o pedido de exclusão, a ocorrência em causa passa a ser designada por evento excecional.
 
 

 Eventos Excecionais - Decisões ERSE

 
  
  
Pasta: 2014
  
Pasta: 2015
  
Pasta: 2016
  
Pasta: 2017
  
 

 Relatórios de auditoria

 
​De acordo com o estabelecido no Artigo 68º do RQS, nesta secção serão disponibilizados os relatórios bienais de auditoria, no âmbito da qualidade de serviço.
Atendimento
Atendimento

Contate-nos diretamente nos vários pontos de atendimento EDA.

Veja onde estamos
Fale connosco
Fale connosco

Tem alguma dúvida? Contate o Call Center.
Ligue para 800 20 25 25 ou
envie email para comercial@eda.pt

Pedidos e Sugestões
Pedidos e Sugestões

Obtenha uma informação, formule um pedido ou envie uma sugestão.

Preencha o formulário
Trabalhe connosco
Trabalhe connosco

Conheça as nossas vagas e candidate-se a trabalhar connosco.

Clique Aqui