Utilização Racional de Energia


A energia elétrica tem sido classificada com frequência como um recurso energético excecionalmente nobre, pelo que é extremamente importante economizá-la e utilizá-la da melhor forma nas funções em que é imprescindível.
Do ponto de vista do consumo de energia nos lares, é interessante examinar as áreas em que a energia elétrica é a opção energética mais favorável. Por exemplo, nos interiores, a energia elétrica é sem dúvida a mais limpa, provavelmente a mais segura, e, desde logo, insubstituível para grande parte das nossas necessidades energéticas (por exemplo, para a iluminação e para todas as necessidades e funções proporcionadas pelos eletrodomésticos).
No momento da construção da sua moradia saiba que é extremamente importante o correto desenho das instalações, isto porque uma instalação de arquitetura inadequada conjugada com energias acessíveis pode ser energeticamente mais dispendiosa do que uma instalação devidamente preparada para um melhor aproveitamento energético em conjunto com energias mais dispendiosas.
O gasto de energia numa moradia vai depender logicamente do uso que se faça dela e dos diferentes aparelhos e sistemas que vão garantir o nosso bem-estar. No entanto, esse consumo energético depende, em grande medida, da qualidade das instalações fixas e do isolamento térmico que tenham sido incorporados na construção da casa. O que não for colocado nesse momento poderá ser depois muito mais dispendioso de adquirir, ou até tecnicamente impossível de incorporar.
Identifique bem os diferentes espaços da sua casa e o uso de energia que irá fazer neles. Por exemplo, tenha em atenção que nem todos os quartos requerem a mesma quantidade de luz ou que nem todas as horas do dia requerem o mesmo nível de aquecimento. Lembre-se que, com exceção do frigorífico, existem poucos usos energéticos que exigem um funcionamento contínuo.
Outro momento que tem grande importância na evolução do consumo doméstico de energia é o da compra de um novo eletrodoméstico/equipamento que consuma energia elétrica. Valorize as suas verdadeiras necessidades pessoais, verifique qual a potência e o consumo médio mensal desse equipamento, compare os consumos dos distintos modelos, e faça a sua eleição tendo em conta a possível poupança económica e também a poupança de energia.
Atendimento
Atendimento

Contate-nos diretamente nos vários pontos de atendimento EDA.

Veja onde estamos
Fale connosco
Fale connosco

Tem alguma dúvida? Contate o Call Center.
Ligue para 800 20 25 25 ou
envie email para comercial@eda.pt

Pedidos e Sugestões
Pedidos e Sugestões

Obtenha uma informação, formule um pedido ou envie uma sugestão.

Preencha o formulário
Trabalhe connosco
Trabalhe connosco

Conheça as nossas vagas e candidate-se a trabalhar connosco.

Clique Aqui