Na ausência de leitura, o consumo é faturado por cálculo que designamos por estimativa.
Os métodos de cálculo de estimativas, utilizados pela empresa são:
Consumo Padrão
Este método é adotado para situações de faturação por estimativa dos consumos dos contratos em que não há qualquer histórico de leituras (novos contratos).
- Descrição Geral: os consumos são determinados a partir de um valor médio mensal tabelado, que é dependente da potência contratada e do tipo de uso da instalação.
- Condições de Aplicação: este módulo será aplicado nos novos contratos quando, não tendo o cliente optado por um valor de Consumo Fixo Acordado, ainda não existe histórico de leituras que permita aplicar o módulo do Consumo Médio Diário/Mensal.
- Tabela de valores padrão: para cada categoria de tarifa, para cada tipo de uso da instalação e para cada potência contratada, serão calculados os valores dos consumos médios mensais de clientes com estas características.
Consumo Médio Diário
Por este método, nos meses em que não há leitura, o consumo estimado é calculado com base na média diária obtida pelo consumo apurado entre duas leituras da Empresa, desejavelmente com pelo menos 12 ou 24 meses de intervalo.
Esta opção é utilizada na generalidade pela EDA.
Consumo Fixo Acordado
Este é um dos módulos de estimativa opcionais em que o cliente pode combinar com a EDA qual o consumo a faturar nos meses em que não é lido o contador.
No entanto, caso se verifique que o consumo combinado apresenta desvios significativos relativamente ao consumo real, a estimativa combinada será corrigida e o cliente informado da necessidade de se proceder a um ajustamento.
De qualquer forma, se, ao receber a sua fatura, verificar que a diferença do consumo registado no seu contador e o consumo faturado o justifica, poderá efetuar o acerto, antes da data limite de pagamento da fatura.