As tarifas de venda a Clientes Finais de Média Tensão são compostas por:
Termo Tarifário Fixo
Corresponde a um preço definido em Euros, calculado ao dia.
Potência contratada
É a potência que o distribuidor coloca em termos contratuais à disposição do cliente e corresponde à máxima potência ativa média em kW, registada em qualquer intervalo ininterrupto de 15 minutos, durante os últimos 12 meses. O preço da potência contratada é definido em euros por kW, calculado ao dia.
Potência em horas de ponta
É definida pelo quociente entre a energia ativa fornecida em horas de ponta e o número de horas de ponta no intervalo de tempo a que a fatura respeita. O preço da potência em horas de ponta é definido em euros por kW, calculado ao dia.
Energia ativa
Os preços de energia ativa apresentam uma diferenciação em quatro períodos horários (pontas, cheias, vazio normal e super vazio) e são definidos em euros por kWh. Os períodos horários são definidos segundo um ciclo horário de entrega de energia elétrica.
Os preços de energia ativa em Média Tensão podem ainda ser diferentes nos seguintes períodos trimestrais:
Período I – de 1 de Janeiro a 31 de Março
Período II – de 1 de Abril a 30 de Junho
Período III – de 1 de Julho a 30 de Setembro
Período IV – de 1 de Outubro a 31 de Dezembro
Energia reativa
Os preços da energia reativa são discriminados em preços de energia reativa fornecida e preços de energia reativa recebida. O preço da energia reativa fornecida (indutiva) aplica-se à energia reativa fornecida que, nas horas fora de vazio, exceder 30% da energia ativa transitada no mesmo período. O preço da energia reativa recebida (capacitiva) aplica-se a toda a energia reativa recebida nas horas de vazio. Os preços da energia reativa são definidos em euros por kvarh.