A falta de energia elétrica na sua instalação poderá dever-se a vários fatores, sendo os mais usuais:
- Número excessivo de aparelhos ligados em simultâneo (sobrecarga);
- Avaria de algum dos seus aparelhos ou da sua instalação elétrica;
- Avaria ou deficiência exterior à sua instalação.
Como atuar
1 – Quadro Geral / Disjuntores
Se o Disjuntor Geral ou alguns dos disjuntores parciais estiverem na posição de desligados, volte a ligá-los.
Se com todos os disjuntores ligados a falta de energia persistir, certamente a deficiência é exterior à sua instalação. Consulte a lista de interrupções programadas ou, em alternativa, contacte com o Call Center.
2 - O disjuntor volta a desligar
Se o Disjuntor Geral ou alguns dos disjuntores parciais se voltar a desligar, significa que poderá ter:
- Demasiados aparelhos ligados (sobrecarga);
- Algum dos seus aparelhos ou a sua instalação elétrica com alguma avaria.
3 – Localização da avaria ou sobrecarga
Desligue todos os disjuntores do quadro e ligue o disjuntor geral.
Ligue os disjuntores do quadro geral um a um.
4 – Verificação de avaria do circuito elétrico
Se ao ligar um disjuntor, este volta a desligar-se, então desligue todos os aparelhos deste circuito e tente ligar, novamente, o disjuntor em causa.
Se o disjuntor voltou a desligar-se, certamente possui uma avaria no circuito elétrico e terá de providenciar a sua reparação.
5 – Identificação do aparelho que originou a avaria ou sobrecarga
Comece a ligar, um a um, os aparelhos que desligou.
Se ao ligar algum dos aparelhos o disjuntor volta a desligar, localizou o aparelho que origina a avaria ou a sobrecarga. Desligue o aparelho em causa e volte a ligar o disjuntor.