Na Região Autónoma dos Açores, a atividade de comercialização de energia potência e serviços conexos está regulada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de comercialização, competindo à EDA servir de garante ao fornecimento de eletricidade aos consumidores, nomeadamente os mais frágeis, em condições de qualidade e continuidade do serviço.
No âmbito da comercialização, considera-se um conjunto de serviços de prestação obrigatória e que incluem, designadamente, o serviço de atendimento a clientes, quer presencial, quer telefónico (Call Center), serviços que incluem a receção e a resposta a pedidos de informação e reclamações, a realização de leituras e o acesso a meios de pagamento automáticos, o acesso a plataformas eletrónicas que possibilitam a interação com os clientes como é o caso da aplicação EdaOnline, acessível a todos os clientes BTN (potências contratadas até 41,4 kVA). Para além da sua rede comercial de lojas e de centros de energia, a EDA está presente em todos os concelhos da Região, dispondo de uma rede de agentes de cobrança que torna mais fácil o pagamento atempado das faturas de eletricidade.
Com o objetivo de um atendimento ainda mais personalizado da atividade comercial, a EDA dispõe ainda de lojas móveis que se encontram em operação nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, permitindo, designadamente, facilitar o atendimento comercial presencial nas localidades com menor disponibilidade de meios de transporte e a todos os clientes com necessidades especiais impeditivas, por exemplo, de se deslocarem com facilidade pelos seus próprios meios aos nossos centros de atendimento ou agentes de cobrança.
O nosso compromisso, em jeito de síntese, é o de “servir os nossos clientes com eficácia e eficiência, introduzindo melhorias permanentes ao nosso desempenho e às nossas iniciativas de gestão”.