A mobilidade elétrica faz particularmente sentido nos Açores, onde as distâncias a percorrer são reduzidas e compatíveis com a autonomia atual dos veículos elétricos. Por outro lado, existem fontes de energia renovável para produção de energia elétrica que não são atualmente aproveitadas em pleno por ausência de procura suficiente, designadamente à noite, situação que pode ser colmatada com o carregamento das baterias desses veículos, também com vantagem económica para os utilizadores, já que o preço de venda da eletricidade à noite é muito menor.
Não sendo, pois, problema, como em territórios maiores, a autonomia dos veículos elétricos, a principal limitação à sua utilização advém, sobretudo, dos seus, ainda, elevados custos de aquisição, bem como da confiança dos consumidores na tecnologia.
A EDA, ao longo dos últimos anos, tem vindo a acompanhar a evolução do mercado das viaturas elétricas, utilizando já mesmo uma viatura desse tipo como Loja Móvel e propondo-se passar a privilegiar a sua aquisição sempre que o serviço a que se destina possa ser desempenhado pelas mesmas.